sabato 14 marzo 2015

Piccola Stella Senza Cielo - Ligabue

Das milhares de canções italianas que escutei desde que me interessei pelo idioma, lá pelo início dos anos 2000, essa aqui foi a que escolhi pra chamar de "minha", ou de "sou eu".
A primeira vez que escutei "Piccola Stella Senza Cielo" era uma versão da Dolcenera, nem imaginava quem era Luciano Ligabue - e muito menos que a versão original era tão melhor. Era mais ou menos 2006, 2007.
Esse era o nome do meu antigo blog (ainda existe o endereço, mas apaguei tudo depois de contar histórias sobre meus últimos dois relacionamentos mal sucedidos, rá).
Sempre me senti "uma pequena estrela sem ceu". Podem rir. Quando ouvi essa música interpretei como alguém solitário perdido no meio do nada - afinal, cada um entende e sente uma canção como bem quer. Não interpretem como #mimimi, por favor, não é isso.
Tirando a certeza do que queria ser quando crescesse, desde meus 12 anos, nunca soube muito bem onde me encaixar ou como me encaixar. Nunca fui a mais brilhante entre as três filhas dos meus pais. Na escola, sempre fui a pior de notas e de disciplinas. Nunca fui a melhor em absolutamente nada. Nunca fui do clube das bonitinhas, nem dos nerds, nem dos melhores atletas da escola. Nunca fui a mente brilhante da faculdade, muito menos o Prêmio Esso de Jornalismo.
Talvez, sim, eu tenha encontrado meu ceu. Talvez ainda faltem algumas estrelas nele. Mas, por enquanto, tudo está escuro de novo.
Aqui estão o original do Ligabue e a versão da Dolcenera.




Nessun commento:

Posta un commento